O TALENTOSO EM SI

Maria Helena Simões de Carvalho

Dando sequência ao nosso propósito em focar temas atuais pertinentes - proporcionando reflexões de valor – esta série trás quatro perspectivas sobre TALENTO = o Talentoso em si, a Empresa, a Equipe de Talentos e a Liderança de todo processo.

Antes será fundamental uma atenção ao termo TALENTO: do grego tálanton, do latim talentu – significa peso, moeda de ouro. Estudiosos do tema diferenciam talento como aptidões excepcionais naturais de qualidade superior.

No mercado atual refere-se ao profissional que possui um nível acima da média de capacidades valorizadas naquele segmento para concretizar e até superar com êxito os objetivos e metas que a empresa se propõe. Pessoa engenhosa e hábil que sobressai e destacando-se no conjunto de competências necessárias para determinada tarefa.

Diferente de conhecimento e habilidades que são desenvolvidas, aprendidas com tempo e esforço. As facilidades da pessoa de talento surgem de forma espontânea e é percebido por suas ações. Ações estas que agregam valores efetivos, por exemplo, ao negócio. Seus diferenciais são reconhecidos e logo são convidadas para atividades de maior risco.

Quando identificadas estas competências e aptidões, importante cuidar de sua formação e ao longo da graduação ampliar seus potenciais com cursos paralelos, participação em projetos variados em questões sociais, sustentabilidade, voluntariando-se para causas diversas focadas em melhorias para a humanidade. Realizar estágios que fortalecem aplicação prática dos conteúdos de sua área de preferência. Básico saber aplicar todo conjunto teórico que embasa as diferentes áreas de estudo.

O talentoso sabe analisar as ações que envolvem os processos produtivos, com elevada compreensão de tudo que está envolvido, inclusive a habilidade dos demais. A partir dessa acurada compreensão tem atitude ou pró-atividade – concretizando as respectivas ações a serem tomadas.

Independente de qual área a vocação, a destreza, seus potenciais sejam mais aguçados será imprescindível que saiba reconhecer seus próprios talentos e habilidades. Compreender em quais funções poderá contribuir melhor com a empresa. Também identificar quais pontos a serem melhorados e aprimorados. Sempre buscando ampliar seus diferenciais e processar os pontos frágeis.

Outro ponto de extrema relevância é estar num processo de constante autoconhecimento, conseguindo compreender suas próprias emoções e dos demais, numa busca permanente de amadurecimento. Atualmente é vital desenvolver a argúcia e perspicácia, conseguir a autogestão e aprimorar a maturidade emocional.


A alta performance tão almejada pelas empresas será resultado de um perfil nexialista, com autonomia, realmente engajado e comprometido. Para conquistar tais habilidades muitas reflexões poderão contribuir para ampliar os horizontes sobre o tema:

  • Você se considera um talento? Qual diferença entre um profissional competente e o talentoso?

  • Tem real interesse em seu continuo desenvolvimento?

  • Nesta sua fase profissional quais aptidões estão precisando ser ativadas?

  • Você tem clareza das expectativas a respeito de seu desempenho?

  • Tem facilidade em pedir feedback sobre seu desempenho constantemente?

  • Qual seu grau de disponibilidade para se autossuperar de forma permanente?

  • Há consonância entre seus propósitos de vida e os propósitos da empresa? Pactuam os mesmos valores?

  • Seu conhecimento dos processos e produtos da empresa é total?

  • E o entendimento das demandas dos clientes (internos e externos) é profundo?


Ponderando sobre todo conteúdo acima e tomando atitude em relação aos pontos que identifica necessidade de melhoria urgente, as chances de estar alinhado com as expectativas da empresa e prosseguir em ascensão profissional são inesgotáveis.


Destacamos a importância de todo profissional ser consciente, com talentos excepcionais ou não, sempre conciliando trabalho com as demais áreas prioritárias de sua vida. Transformar seus sonhos em realidade, desenvolver raciocínio estratégico, superar as próprias expectativas com agilidade, visão prospectiva e ampla. Vivenciar o trabalho como canal de contribuição para uma humanidade melhor.

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo