P.I.R - Processo Integrado para Resultados 

O QUE É?

Processo que se integra às demandas da empresa cliente, totalmente personalizado, objetivando otimizar o potencial humano envolvido. Atua diretamente, através de estímulos,  para  garantir a mudança de atitudes práticas na liderança e, consequentemente nas respectivas equipes.

 

FOCO

A dinâmica do mercado atual solicita das empresas uma resposta imediata na mudança da forma de gestão de seu capital humano. Times comprometidos com o resultado, integrados, pró-ativos, que somam positivamente suas diferenças agregando real valor ao produto, precisam de uma liderança diferenciada.

O P.I.R. foi estruturado exatamente para propiciar ao líder uma revisão e consequente "RE"significação de seu papel dentro da empresa. A partir de um processo de autoavaliação de condutas e ampliação de seus conhecimentos em técnicas de gestão de pessoas, cada participante passa a reavaliar e reestruturar sua forma de agir e conduzir seu time.

 

PÚBLICO ALVO

Gestores, Lideranças intermediárias e formadores de opinião que mantém contato direto com equipes dentro da estrutura organizacional em pequenas, médias e grandes empresas.

 

FORMATO

 

O P.I.R é composto por várias ferramentas, todas aplicadas presencialmente ou digital,  como por exemplo:

 

Processo Seletivo – identificação de perfil

Totalmente personalizado para as demandas com cliente, composto por jogos empresariais e entrevistas com foco em identificar competências comportamentais necessárias à função /cargo.

Formato online – utilização de ferramenta virtual – material pré work para avaliação individual dos participantes. Encontros em grupo  com possibilidade de total interação com os participantes, criação de salas de discussão, apresentação simultânea de conteúdo, chat, gravação. Acompanhamento e análise por equipe de profissionais qualificados e fechamento com Relatório Técnico constando toda metodologia de trabalho, analise de cada participante e lista final de classificação.

 

Formato presencial – Atividade interativa – Jogo empresarial estruturado a partir das competências necessárias para a função, aplicação com facilitadores qualificados, fechamento com Relatório Técnico constando toda metodologia de trabalho, analise de cada participante e lista final de classificação.

 

Mini processo de diferentes temas

Comunicação, equipes de alta performance, endomarketing, liderança, relacionamentos interpessoais,  e demandas específicas do cliente. Todos desenvolvidos com conteúdo e formato que atenda as demandas específicas de cada cliente. Podem ocorrer desde uma Palestra de Integração ou Motivação até Mini Processo com 3 ou 4 Módulos. Formatos presencial e virtual.

 

Desenvolvimento de Competências

Processo estruturado para identificação e desenvolvimento de competências essenciais para cargos/funções específicas. Desenvolvimento de Perfil Ideal para o desempenho do cargo/função desejada – características essenciais para o desempenho com eficácia. Aplicação de ferramenta de Análise de Competências – ASSESS – via plataforma digital. Análise de devolutiva do ASSESS, desenvolvimento de Plano de Ação para melhoria de performance prática com acompanhamento de Coach online. Pode ser aplicado individualmente e/ou em grupo.

 

Jogos de auto superação e equipe

Trilhas, circuitos , tabuleiros – todos personalizados e com foco em trabalhar demandas específica = trabalho em equipe, segurança, liderança, desempenho, dentre outros. A Integral possui um Espaço de Desenvolvimento todo concebido para oportunizar atividades outdoor.

 

 

CONTEÚDO

Analisar o processo principal e os adjacentes desenvolvendo com os respectivos líderes/equipes as ferramentas para melhoria de:

- Estimular a intensificação da cognição estimulando a transformação do modelo mental.

- Disciplina e foco;

- Comprometimento com os resultados de forma a otimizar o ativo empresarial;

- Redução dos custos de operação;

- Desenvolver o "olhar" para melhoria contínua;

- Otimização do tempo do processo até a entrega ao cliente, enfatizando a importância da qualidade do produto.         

 

DESENVOLVIMENTO

Todo o trabalho é realizado a partir de Vivências práticas que propiciam a análise dos comportamentos atuais, garantindo o seu melhor entendimento, buscando transformações concretas necessárias para melhoria, tornando o processo dinâmico e de aplicabilidade imediata na prática diária. Aqui os diversos passos:

- Diagnóstico (levantamento das necessidades específicas do cliente);

 

- Transformação destes dados em exercícios e vivências que fixam o aprendizado;

- Aplicação através de encontros presenciais/virtuais. A estrutura do processo é desenhada especificamente para atender as demandas da empresa e as necessidades do público alvo. Conteúdo construído de forma personalizada.

- Nos intervalos dos encontros os participantes são acompanhados em visitas técnicas, ou reuniões virtuais, para apoio e garantia da aplicação das ferramentas técnicas discutidas nos encontros.

Não é apenas um Curso teórico que apresenta receitas padronizadas de liderança, trata-se de  Processo de análise atitudinal, a partir da reflexão e experimentação de formas diferentes de gestão de pessoas, que atendam as expectativas da empresa.

A dinâmica do trabalho propicia o envolvimento e participação indireta de todos da organização no processo, através da multiplicação obrigatória dos conteúdos assumida pelo participante desde o início dos trabalhos.

 

 

DIFERENCIAL

Estruturado sempre a partir da necessidade de cada empresa, com Metas específicas e definição de Perfil Ideal de conduta, o P.I.R é um Programa personalizado e diferenciado, pois utiliza conceitos das diferentes ciências comportamentais com uma linguagem clara e traduzida em ações práticas. Todo o processo é monitorado através de indicadores de desempenho claros, definidos no início do processo, transformados em gráficos e acompanhados pelo cliente.

 

ESTRUTURA BÁSICA 

Módulos presenciais realizados em diferentes períodos (de  1, 2 ou até 6 meses), intercalados com Visitas Técnicas na própria empresa ou  apoio e acompanhamento pela internet (email/skype/zoom) e analises periódicas de resultados.

 

ÁREAS DE APLICAÇÃO

Empresas de diferentes ramos de atuação com foco na capacitação de seus Líderes para melhoria da performance no exercício da liderança voltada para identificação e desenvolvimento de talentos humanos e otimização dos resultados produtivos.