top of page

SÉRIE: TALENTOS EM PAUTA (2)

Maria Helena Simões de Carvalho


Na Integral consideramos a empresa como um empreendimento, seja lá qual for seu produto, que viabiliza o desenvolvimento máximo das potencialidades de todos envolvidos (stakeholders). Sempre reunir as condições básicas para, com flexibilidade, adequar-se as demandas presentes e futuras, internas e externas. Inovar em áreas e prazos simultaneamente, administrando com eficácia, integrando padrões, assimilando os curtos ciclos de vida de produtos, processos e tecnologias, redesenhando o negócio continuamente. Fundamental que seja ética e assuma responsabilidade social através de uma rede de segurança e bem estar. Dessa forma terá resultados em seu amplo sentido: saúde humana e financeira.

Quando se pensa em talentos, em relação à perspectiva da Empresa, o primeiro verbo que nos ocorre é o CONSTRUIR – alias uma construção interessantíssima, desafiadora, estimulando muitas ações convergentes para resultar em um time dos sonhos. Um caminho para alcançar tal objetivo – com certeza – será atrair, selecionar, gerir bem e manter os talentos. Uma integração de diferentes ações é fundamental para resultar em pessoas engajadas, comprometidas com o coletivo, produzindo em escala ótima – garantindo a excelência na entrega.

A melhor contribuição desse texto pode estar em levantar muitas questões para que - ao refletir - possamos identificar quais caminhos deveremos planejar para realmente criar uma organização irresistível para profissionais talentosos e times que performam com excelência.

Como atrair e caminhar até a retenção? Básico um ambiente fertilizador para garantir que as sementes sejam cultivadas da forma mais saudável possível.

Observando o clima de nossa organização, proporciona um cultivo salutar? Conseguimos identificar os insumos básicos como: um planejamento de benefícios que atendam o interesse dos usuários? Hoje no mercado tem ofertas de pacotes flexíveis onde cada colaborador escolhe o que melhor se encaixa em seu perfil. Desde Planos de Desenvolvimento e aprendizado contínuo, construção de carreira, até horários flexíveis, parceria com academias e estúdios (com personal que mantem rotina ativa, terapias, saúde, nutrição e outros itens).

Outras condições relevantes: investimento no bom relacionamento entre todos, clareza de onde se quer chegar, o Papel de cada um nessa conquista e tantos outros aspectos. Entendimento completo sobre os produtos atuais, com possibilidades de se criar novos.

Inovar é permitido e incentivado?

Esse é um clima que promove uma relação de confiança porque demonstra um interesse real da empresa no desenvolvimento e bem estar de toda equipe. Fortalece vínculos e relação de fidelidade.


Mais detalhes: proporcionar equipamentos de qualidade, materiais diversos, e todo o necessário para que as atividades possam ser realizadas com excelência.

Criar indicadores para que todos possam compreender exatamente onde devem chegar e que a empresa está acompanhando e valoriza o que cada colaborador estará agregando. Desenvolver mecanismos para acompanhar o progresso de cada um. Indicar como progredir mais – individualmente e em equipe – performando cada vez com resultados melhores.

Essa CONSTRUÇÃO vai privilegiar uma cultura na organização de aprendizado contínuo, soma produtiva das diferenças, resolução saudável de conflitos. Todos focados em processos e resultados.

São as pessoas que podem garantir uma empresa longeva, sustentável, que se reinventa constantemente.


88 visualizações0 comentário
bottom of page