SÉRIE: TALENTOS EM PAUTA (4)

Maria Helena Simões de Carvalho

Liderança de todo processo


Nessa ótica da Empresa como um Canal de Contribuição para um mundo melhor, a liderança é a oportunidade de efetivar concretamente o desenvolvimento dos seres envolvidos. A força de um líder competente é que levará o Time de profissionais a conquistar suas vitórias.

Estamos caminhando para a Sociedade 5.0, um mundo sem fronteiras, ligado em rede. A tendência é que a cognição humana seja cada vez mais valorizada e a educação a atividade mais nobre e útil. Portanto outro desafio é nos tornarmos um LIDER EDUCADOR CONSCIENTE!.

Quem é esse líder? Aquele que tem habilidades necessárias para levar o liderado a pensar, apoiá-lo e orientá-lo em um processo de libertação de suas ataduras internas, diferentes bloqueios, estimulando-o a conhecer seus hábitos mais arraigados para superá-los. Designa para diferentes áreas e projetos - da melhor forma - os potenciais e habilidades identificadas.

Um líder pronto a amortecer qualquer condição adversa, redirecionando-a positivamente. É firme, enérgico, exerce sua autoridade e, ao mesmo tempo, encanta e consegue adesão e comprometimento da equipe. Pratica com serenidade a Exigência Inteligente.

Um cultivador que semeia o bem, consegue arar as partes criticas, aduba o terreno fértil das potencialidades dos liderados. Rega nos momentos adequados, ajuda podar para fortalecer e acompanha o desenvolvimento geral de cada um.

Importante estabelecer combinados muito claros do que se deve alcançar, desafiar para o aprendizado continuo e evolução todo tempo. Conversa frequentemente (praticando a arte de escuta atenta) para compreender como cada liderado está se sentindo, participando ativamente do desenvolvimento deles.

Sabe oferecer feedbacks construtivos criando daí mais oportunidades de alavancar o potencial de sua equipe.

Esboçamos um perfil idealizado para servir como parâmetro e inspiração aos líderes em constante desenvolvimento: saber compreender a complexidade das mudanças, reciclar de forma permanente sua própria cultura a partir de programas de informação e atualização. Convive bem com a instabilidade, tendo serenidade no caos, permanecendo em equilíbrio nas turbulências. Indica caminhos alternativos, transmite a experiência e trabalha bem com a ambiguidade. E tem muito mais: é um agente da transformação com antídoto para o desânimo. Inspira. Ousado e corre riscos. Jamais diminui seus liderados – com gestos ou ações. É um impulsionador de talentos, verdadeiro despertador de gênios.


O parágrafo acima é para servir de bússola, proporcionando reflexões de como está o desempenho da liderança na realidade de cada um.

Para conquistar esse patamar é imprescindível uma viagem ao mundo interno, buscando o autoconhecimento. A percepção dos próprios níveis de atuação, buscar dicas de melhorias com os pares, liderados e pessoas confiáveis e críticas, trará uma “matéria prima“ de qualidade para ser processada continuamente. “Re”significar atitudes e comportamentos daninhos como arrogância intelectual, hábito de centralizar, irritabilidade, impaciência, impulsividade, vaidade, oscilação de atitudes, são imprescindíveis na rotina de um verdadeiro líder. Com o mesmo ardor, atenção, dedicação processar o próprio ego e superar essas deficiências.

Praticar as eficiências – tais como humildade, serenidade, prontidão, afetividade, compreensão - com muito esmero, paciência e entusiasmo. E reconhecer, saber reconhecer as realizações de cada pessoa do time, contextualizando os benefícios que trouxeram para si, a empresa, a equipe!

A força de um líder competente é que levará a equipe de talentos a conquistar as vitórias.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo