Autor: Maria Helena Simões de Carvalho
IMPORTANTE ACESSAR o Portal de nosso UNIVERSO INTERNO.
(Em nossa cultura ocidental aprendemos a dar muita atenção ao UNIVERSO EXTERNO)
Nossa atenção totalmente voltada ao que acontece a nossa volta – preocupar-se em demasia com o impacto que iremos causar nas outras pessoas. E também há muita Competição.
Queremos ser melhor que os demais. Este tipo de conduta gera um desgaste extremo. Como mudar essa prática?
Alternativa inteligente - nesse mundo competitivo – podemos voltar nossa energia para AUTOSSUPERAÇÃO!
Refletir que CADA SER É ABSOLUTAMENTE ÚNICO – Cada um de nós tem algo de importante para somar, para agregar. A cada dia – mergulhar um pouco mais em nosso UNIVERSO INTERNO – buscar melhorar várias atitudes e condutas.
Por exemplo: A oportunidade de ser Líder (da equipe, da família) é riquíssima!
Inspirar as pessoas buscando praticar um Olhar Apreciativo.
Leitura – ler temas diversos. Depois trocar sua percepção do que leu com os demais.
Perigo - se ficarmos apegados apenas a um foco – por exemplo a desgraça – vamos gerar pensamentos obsessivos. Esse tipo de pensamento corrói o melhor de nós.
Algumas reflexões poderão nos ajudar:
Qual a MAIOR MARAVILHA da Humanidade ou do Mundo? DOM DA VIDA
O que é VIVER? = Aprender
Por que CONSTRUIR? Edificar é demorado, exige CONSTÂNCIA, persistência, garra, visão de futuro, percepção de longo prazo...
Iniciar pelo alicerce = dignidade, ética... muita persistência para superar os desafios que aparecem todo tempo e reconhecer o PILAR de sustentação
Como se constrói esse PILAR? (que pensamentos são ativos e atuantes em nossa mente?)
O Desafio de cuidar do (1) FÍSICO – alimentação inteligente, exercícios físicos diários, sono recuperador; (2) EMOCIONAL – através do autoconhecimento se descobrir mais, compreender os demais e alcançar maturidade emocional; (3) INTELECTUAL – buscar novas sinapses, conexões neurais através da leitura, filmes estudos que possam agilizar todas nossas engrenagens cognitivas e (4) EXISTENCIAL (ou espiritual como preferem alguns) – Filosofar sobre de onde viemos, onde estamos, para onde vamos. Descobrir melhor como entendemos o mundo. Fundamental não criar muletas ou dependências que estejam fora de nós.
E como construir os RELACIONAMENTOS?
Uma relação leva anos para ser TECIDA com fios invisíveis de gentileza, afeto, paciência, criando a CONFIANÇA. Em segundos podemos destruir.
AMORTECER – tecer com amor nossas respostas. Compreender que o outro é diferente mas não necessariamente errado.
Comentários